A história da maçonaria Pousoalegrense começa em 1877, com a fundação da Loja Maçônica FUTURO, que se manteve ativa por 05 anos, ou seja, até 1882. Realizava suas sessões no Rito Escocês; Conforme consta no Quadro Geral do Grande Oriente Unido – Supremo Conselho do Brasil e das oficinas de sua jurisdição de 1878, era seu Venerável Mestre o Ir∴ José Maria Loureiro e, seu Secretário o Ir∴ João Monteiro de Meirelles Leite.
A história recomeça em 1899, com a fundação da Loja Maçônica FRATERNIDADE MINEIRA, tendo esta funcionado por um período de 07 anos apenas (1899 a 1906) – sendo porém o suficiente para assinalar grandes transformações na mentalidade da sociedade de então.
Após um longo período sem representatividade maçônica em Pouso Alegre, aos 04 dias do mês de agosto de 1931, às 20:00 horas, no Edifício Íris Cinema (atual Casas Pernambucanas), à Praça Senador José Bento com a presença de 11 (onze) Irmãos Regulares, foi realizada uma reunião preliminar visando a fundação de uma nova Loja Maçônica em nossa cidade. Já no dia 29 do mesmo mês foi realizada no Edifício do Fórum (o Fórum Antigo, na esquina da Praça Senador José Bento, Avenida Doutor Lisboa e Rua Comendador José Garcia), precisamente no Cartório do 2° Ofício, a sessão de fundação da almejada Loja, com a presença de 15 (quinze) irmãos e, na mesma sessão, foi definida a sua denominação, como sendo FRATERNIDADE SUL MINEIRA, dentre as várias propostas apresentadas, prevalecendo o critério de que o título fizesse referência à nossa região, como também à segunda Loja fundada na cidade, ou seja, à FRATERNIDADE MINEIRA. Na ocasião, também, ficou acertado que, para seu funcionamento, seria necessário o apoio da Loja Maçônica CARIDADE SUL MINEIRA, da cidade de Santa Rita do Sapucaí-MG, o que permitiria a obtenção dos títulos e documentos necessários, possibilitando, pois, o início dos trabalhos regulares. Como sede provisória, foi alugado o prédio número 140, da Rua São José, onde não chegou a funcionar, tendo em vista não ter sido concluída sua adaptação para o ideal funcionamento da Loja, sendo substituído, em 04 de setembro de 1932, por outro imóvel à Praça Francisco Veiga, n° 11 (atual Rua Marechal Deodoro), até maio de 1940. Posteriormente, ela teve os seguintes endereços, após os já citados: Rua Nova s/n, Rua General Moreira Guimarães, n° 79 e Rua Coronel Ribeiro de Abreu n° 79, desde 29 de maio de 1940 até a atualidade. A primeira administração, em caráter provisório, depois definitivo, ficou assim constituída: Venerável Mestre – José Ribeiro do Amaral, Secretário – Salvador de Oliveira Machado, Orador – José Honório dos Santos, 1° Vigilante – Joaquim Gonçalves da Motta, 2° Vigilante – José da Costa, Chanceler – José Macedo e Tesoureiro – Manoel Maria dos Santos.
Após 36 anos, em 1967, vários irmãos pertencentes ao quadro da Loja Fraternidade Sul Mineira n° 1093, de Pouso Alegre, unidos a alguns irmãos da cidade de Cambuí-MG, fundaram naquele oriente a A\R\L\S\ Estrela Cambuiense n° 1696, nascendo aí a primeira filha da Loja Fraternidade Sul Mineira. A Loja Estrela Cambuiense n° 1696 adota R\E\A\A\ e reúne-se todas as terças-feiras, em seu templo próprio, na cidade de Cambuí-MG.
Em 1996, após 65 anos de existência da Loja Maçônica Fraternidade Sul Mineira n° 1093, por iniciativa do Sapientíssimo Irmão Antônio de Pádua Moretti, tem início um movimento visando o estabelecimento de mais Lojas Maçônicas em nossa cidade e região, levando-se em conta a importância e a posição geográfica do nosso município na região do Sul de Minas Gerais, bem como pelo contingente populacional que passou de 30.000 para mais de 100.000 habitantes, desde a fundação da Loja Maçônica Fraternidade Sul Mineira n° 1093 até aquele momento, considerando também que a Loja Mãe (Fraternidade Sul Mineira) estava em um quadro de obreiros um pouco avolumado, e por fim, a decisão se apoiou na tese defendida pelo Sapientíssimo Irmão Antônio de Pádua Moretti – POLÍTICA DE CRESCIMENTO E FORTELECIMENTO DA MAÇONARIA NO CONTEXTO NACIONAL, no conclave – Compasso para o Futuro, realizado no período de 12 a 15 de junho de 1997, na sede do Poder Central do Grande Oriente do Brasil, em Brasília – DF.
Em 06 de setembro de 1996, nasce, então, a nova Loja Maçônica de Pouso Alegre, filha da Fraternidade Sul Mineira n° 1093 recebendo o título distintivo de “Bernardino de Campos Júnior n° 2987”, em homenagem àquele ilustre maçom brasileiro, nascido nesta cidade, em 06 de setembro de 1841 – Dr. Bernardino de Campos Júnior, foi presidente (governador) da província de São Paulo por duas vezes, deputado federal e presidente da 1ª Assembleia Federal Constituinte da República, então, dos Estados Unidos do Brasil. A nova Loja passou a funcionar, no Templo de sua Loja Mãe, regularmente às quintas-feiras sendo sua primeira administração provisória assim constituída Venerável Mestre – Rodrigo Ribeiro Romeiro, 1° Vigilante – José Luiz Pereira, 2° Vigilante – Antônio Cirilo Tavares, Orador – Érbio Arley Resende Araújo, Secretário – Vasconcelos Bernardes Batista, Tesoureiro – Edmundo Olavo Ferreira de Oliveira, Chanceler – Emílio Carlos Ferreira Moretti.
Dando continuidade à Política de Crescimento e Fortalecimento da Maçonaria no Contexto Nacional, no dia 14 de julho de 2004, quando da comemoração dos 215 anos da queda da Bastilha, grande marco histórico da França, da Humanidade e da Maçonaria, é fundada a Loja Maçônica Aurora da Paz nº 3599, filha das Lojas Maçônicas Fraternidade Sul Mineira n° 1093 e Bernardino de Campos Júnior n° 2987. A nova loja, com sede na cidade de Congonhal – MG, passa a funcionar regularmente às quartas feiras no Templo de sua loja mãe, sendo sua primeira administração provisória assim constituída: Venerável Mestre – Ângelo Chiarini Neto, 1º Vigilante – Rubens Aparecido Coutinho, 2º Vigilante – Ênio Carlos de Sousa e Silva, Orador – Ricardo Henrique Sobreiro, Secretário – Mário Aparecido Mendes, Tesoureiro – Flávio Massao Sakai, Chanceler – Dalton Lima da Costa.
Em 18 de maio de 2007, os Irmãos das Lojas Fraternidade Sul Mineira nº 1093 e Bernardino de Campos Júnior n° 2987, de Pouso Alegre – MG, Estrela da Mantiqueira nº 3420, de Paraisópolis – MG e, Alfenas Livre nº 0759, de Alfenas – MG, reuniram-se na sala de Ágape da Loja Deus e Humanidade nº 061, em Itajubá – MG e reinstalaram à A\R\L\S\ Fraternidade Itajubense nº 1466, naquele Oriente, promovendo assim, o reerguimento de suas colunas. A Loja Fraternidade Itajubense nº 1466 trabalha no R\E\A\A\, todas as segundas e quartas feiras do mês, com plena força e vigor, no Templo da Loja Deus e Humanidade nº 061, Loja mãe da maçonaria no Sul de Minas.
Em 21 de março de 2008, sexta-feira da paixão, irmãos da Loja Fraternidade Sul Mineira nº 1093, de Pouso Alegre – MG, unidos a Irmãos de Lojas do ABC Paulista e irmãos residentes na cidade de Extrema – MG, se reuniram no Espaço Holístico da Pousada Vivenda do Chela, zona rural de Extrema – MG e fundaram a A\R\L\S\Portal de Minas nº 3911, no oriente de Extrema – MG. Essa Loja adotou para seus trabalhos ritualísticos o Rito Moderno e, trabalha todas as primeiras e terceiras sextas-feiras de cada mês, em seu Templo próprio, em Extrema – MG.
Em 28 de março de 2008, sete dias após a fundação da Loja Portal de Minas nº 391, na cidade de Extrema – MG, funda-se também, no oriente de Silvianópolis – MG a A\R\L\S\ Sabedoria Santanense nº 3923. A fundação da Loja Sabedoria Santanense nº 3923 aconteceu em uma reunião no salão do Clube Literário e Recreativo daquela cidade, com a presença de irmãos das Lojas Fraternidade Sul Mineira nº 1093 e Bernardino de Campos Júnior n° 2987, de Pouso Alegre – MG, Alfenas Livre nº 0759, de Alfenas – MG e ainda, tendo como subescritor número um da fundação, o Grão Mestre Geral da GOB, à época, o Soberano Irmão Laelso Rodrigues, obreiro a Loja Perseverança III nº 0199, no oriente de Sorocaba – SP. A Loja Sabedoria Santanense nº 3923 trabalha no R\E\A\A\, todas as primeiras e terças feiras de cada mês, em seu Templo próprio, na cidade de Silvianópolis – MG.
Em sequência, no dia 14 de julho de 2010, quando comemorávamos o 6º aniversário da Loja Maçônica Aurora da Paz nº 3599, na Sala Gabinete do Venerável Mestre da Loja Fraternidade Sul Mineira nº 1093, aconteceu uma reunião entre o Coordenador Geral do GOB – MG, Vicente Pinto da Silva, e mais sete irmãos de Pouso Alegre: Ademar Cândido, José Raimundo Teixeira, Mário Aparecido Mendes e Rubens Aparecido Coutinho, visando a fundação de uma nova loja, que foi decido que seria uma Loja Acadêmica (Universitária) e que trabalha no Rito Brasileiro. A mais nova Loja, filha das Lojas – Fraternidade Sul Mineira nº 1093, Bernardino de Campos Júnior n° 2987, e Fraternidade Aurora da Paz nº 3599, foi fundada no dia 21 do julho de 2010, por 26 irmãos Ativos e Regulares, recebendo o Título distintivo de “Fraternidade Acadêmica Sul Mineira nº 4075”, em homenagem às Lojas Mães e a região onde atuaria. A mais nova Loja passa a funcionar no Templo de sua Loja Mãe, às primeiras e terceiras sextas feiras de cada mês, sendo sua primeira administração assim constituída: Venerável Mestre – Ademar Ramos Machado, 1º Vigilante – Willian de Melo, 2º Vigilante – José Carlos Gouveia, Orador – José Dias da Silva Neto, Secretário – Mário Aparecido Mendes, Tesoureiro – Ângelo Chiarini Neto, Chanceler – Wilson Gonçalves da Silva.